sábado, 30 de junho de 2012

Tijuca. À procura da trilha perdida.

Rugendas: "Viajantes para a Tijuca seguindo uma tropa de mercadores." (1820)


Escrever o post "O outono no Rio", adornado pela canção homônima, me levou  a reencontrar o CD "As segundas intenções do manual prático", de Ed Motta, e consequentemente "A Tijuca em cinemascope" - lindo tema cheio de climas meio cinematográficos. Sou tijucano. Sou de um tempo em que se decidia ir ao cinema a qualquer momento entre meio dia e 9 da noite com a certeza absoluta de que iria achar pelo menos umas 3 opções a 5 minutos de casa. A pé.
Da rua Uruguai à do Matoso: Cine Coper, Cinema Tijuca (que depois se dividiu em duas salas), Art Palácio, Bruni, Carioca, América, Tijuca Palace (que também viria a se dividir em 1 e 2) e Comodoro. E antes de minha adolescência existiam outros.
Acho que o Coper não virou nada, simplesmente fechou; o Tijuca virou Casa&Vídeo; Art se transformou em Leader Magazine; Bruni em laboratório; Carioca virou uma Universal e o América uma drogaria Pacheco; Comodoro outra Universal. Não basta destruir, tem que denegrir e jogar cal em cima.










Os espaços que possuíam música também já se foram. Pouca coisa ficou. Mas não sei se é o excesso de otimismo, saudosismo ou outros ismos quando sinto no ar a possibilidade de um renascimento cultural do bairro. Penso no desperdício de um lugar com tanta tradição no Rio de Janeiro ter tão poucos espaços para apreciar música, especialmente porque aqui há público com bom poder aquisitivo. Mas eles existem. A seguir dois que vez por outra frequento:
1 - Otto - Fui pela primeira vez com minha garota para comer a costela (acho melhor que a do Outback) e apreciar a excelente carta de cachaças da casa. Meu único senão era justamente a música ao vivo. Não suporto bar com música ao vivo. E eis que tomo um tapa na cara com o trio de jazz que tocava naquela noite. Davam banho. Banho! Num volume agradável. E olha que não sou de elogiar à toa. O sucesso dessa casa é prova de que um investimento bem feito no bairro dá resultado.
2 - Calabouço Heavy & Rock Bar - Na Felipe Camarão, com espaço pequeno, mas interessante. Rock'n Roll e adjacências. Ambiente underground, mas organizado. Verifique quem vai tocar antes. Beba e grite. Abaixo o vídeo da banda Dio Years na casa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário