quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mini-biografia de adolescência e seu ambiente musical.


Me lembro dos meus primeiros rasgos de rock'n roller : aos 11 anos comecei a me interessar pela madrugada. E era um interesse real e honesto, afinal não existia TV 24 horas (meu deus, a cada post fico mais velho...). Era o moleque fritando na cama até as 4 da madruga. Resultado: no dia seguinte um zumbi a mais em meio a massa de alunos do Marista.
Começava nesse momento a onda BRock - RPM, Legião Urbana, Capital Inicial, Ultraje a Rigor e um monte de outras coisas que eu (e todo mundo) ouvia sem parar.
Encurtando: repetência da 5a. série. Não por causa das bandas, é claro.

RPM - "Alvorada Voraz" no programa Chico & Caetano (cara do Chico, bigodinho do Caetano, mullet do Paulo Ricardo)


5a. série refeita. No ano seguinte a madrugada já deixara de ser uma novidade. Era parte de mim. E, pelo jeito não era muito compatível com a rotina. Suspensões, atrasos, deveres de casa nunca feitos, notas baixas, brigas.
Repetência da 6a. série, dessa vez acompanhada de um elegante convite a não renovar minha matrícula na escola. O BRock ainda era absolutamente soberano.
No MV1 tive direito à dependência em Matemática. Provavelmente a coisa mais fácil que fiz em toda a minha vida. O perfil da nova instituição, o incremento de mais um ano de vida e umas amizades que fiz desandaram a coisa. Agora havia novos elementos: Rua + Noite = coisas e outras coisas que atrapalharam mais ainda a vida acadêmica.
Impedimento de renovar minha matrícula e a peregrinação por escolas muito fracas. Eu agora me interessava  por música mais pesada.

                                                                                                    Deep Purple - "Black Night"

Daí pra frente foram escolas só para constar. Hoje em dia imagino como nelas estavam basicamente a galera que também não tinha "funcionado" nas instituições tradicionais. E juntar todas essas pessoas no mesmo lugar não podia dar em boa coisa. Ensaiei um abandono dos estudos e a crise (que eu nem sabia que existia) se aprofundava. Era um vagabundo de verdade.


The Exploited - "Chaos is my life"

Minha sorte foi que (calma, não entrei para igreja alguma) comecei a ver meus amigos e conhecidos antigos entrando em faculdades e dirigindo carros, o que me fez acordar para o que estava acontecendo. Coisa parecida viria a me acontecer uns 10 anos depois quando, tocando em "buracos" na noite parei para olhar para a cara de alguns colegas que faziam aquilo a trinta anos.
Joga tudo pro alto e recomeça. Reconheço que tive sorte de poder me "refazer" àquelas alturas. Virei um aluno padrão regenerado (putz, que definição ridícula). Só faço questão de requerer para mim o mérito de ter tido aquilo que chamam por aí de "humildade" - reconheci as opções erradas que vinha fazendo e mudei. Nunca mais tive medo de fazê-lo. Não posso querer resultados diferentes mantendo atitudes iguais.
Muita música ainda viria pela frente.


Milton Nascimento e Lô Borges - "Tudo que você podia ser"

Nenhum comentário:

Postar um comentário