terça-feira, 24 de julho de 2012

Mais podres do que nunca!


Após quase trinta anos estudando Música formalmente, posso dizer que sou músico. Para o bem e para o mal. Garanto é que nunca fico indiferente ao fenômeno musical - nem tentando com todas as minhas forças.
Muito da minha relação com a Música devo ao meu irmão que, antes de mim, colecionava discos e os ouvia alto no quarto. AC/DC, Iron Maiden e Deep Purple, Pink Floyd sempre foram coisas normais para mim, mesmo em 1982. Me lembro de quando  meu professor de judô me chamava para falar para seus amigos  os nomes das bandas que eu conhecia - nunca entendia porque ficavam espantados com aquilo.
Mais à frente o repertório em casa se transformou em Música Brasileira. Gil, Caetano, o Clube da Esquina, o pessoal do Nordeste. BRock, Chico Buarque, os nomes da Bossa Nova e muitas outras coisas eu viria a descobrir e digerir sozinho bem mais tarde.
Um dos componentes desse amálgama foi o "Mais Podres Do Que Nunca", dos Garotos Podres. O primeiro disco de música punk brasileira a que tive acesso. No início soava meio como uma brincadeira embalada pela faixa "Vou fazer cocô", que hoje em dia acho que resume - como pouca coisa - a relação entre os espectadores do "espetáculo" da política brasileira - se soubéssemos que 26 anos depois um palhaço semianalfabeto seria o deputado mais votado do país, não acharíamos graça (ou acharíamos?).

Para aqueles que estão acostumados com muita liberdade, logo na capa líamos: 

Músicas "JOHNNY" e VOU FAZER COCÔ"
Autorizada a Execução em Recintos Fechados.
Proibida a Execução em Rádios e TVs.


O punk brasileiro teve um grande - quase totalidade - número de bandas de São Paulo ou ABC paulista. Ratos de Porão, Olho Seco, Inocentes, Cólera... aliás esta última fez um show antológico com Tubarões Voadores no Circo Voador em 1990 em que praticamente toda a casa em um certo momento saiu na porrada, com gente esfaqueada, prisões... eu estava lá.

"Pela Paz" - Cólera

Me lembro, mais tarde, de um colega de 14 anos cantando quase todas as músicas do disco comigo. Por algum motivo houve repercussão do álbum entre jovens de classe média carioca.
O verbete sobre este disco na Wikipédia é muito pequeno e sensacional, com tudo o que já iria escrever aqui, então vocês podem dar uma chegada lá e me poupar o esforço. Se quiserem, podem dar uma apreciada em outra canção. Separei "Miseráveis ovelhas" - desculpe, mas minha visão de musicólogo me obriga a pedir que atentem para o coro da banda (ovelhas?) e para  a gaita mais punk que já ouvi na vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário